Voltar

Teses e Dissertações

      A AIL está disponibilizando a consulta on-line de teses e dissertações atinentes a aspectos pouco discutidos das literaturas lusófonas. Clique no título da relação abaixo para ter acesso ao texto integral:

Dramaturgia Angolana no Pós-Colonialismo: Sujeito, Nação e Identidade na obra de José Mena Abrantes
Luciana Éboli -
PUCRS

       Luciana Éboli é diretora e atriz formada em Artes Cênicas – Bacharelado: Habilitação em Direção Teatral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde atualmente é professora no Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes. É Mestre e doutoranda em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e realiza pesquisa no Núcleo de Estudos Lusófonos/PUCRS com ênfase em dramaturgias africanas de expressão portuguesa.

Escrita mestiça: As estratégias discursivas de O ano em que Zumbi tomou o Rio, de José Eduardo Agualusa
Samantha Simões Braga - PUCMG

      Samantha Simões Braga é bacharel em Comunicação Social pelo Centro Universitário UNI-BH, especialista em Língua Portuguesa (UNI-BH), Mestre em Literaturas de Língua Portuguesa pela PUC-MG, doutoranda em Literatura Comparada pela UFF. Professora da PUC-MG e Coordenadora do Curso de Comunicação Social no Centro Universitário UNA, em Belo Horizonte. É também Colunista do jornal moçambicano Semanário Meia Noite e tem sua pesquisa focada nas literaturas africanas de língua portuguesa e suas relações com as demais literaturas de expressão portuguesa.

A máscara de múltiplas faces - narrativas de Pepetela
Elizabeth Robin Zenkner Brose

Foto: Márcia Pimenta

      Elizabeth Robin Zenkner Brose é gaúcha, nascida em Cruz Alta, graduada em Letras pela UMESP - Universidade Metodista de São Paulo; estudou na Universidade de Göttingen - Alemanha, tem diploma do curso superior de alemão pela Universidade de Munique e Instituto Goethe de Brasília. É especialista em Literatura Brasileira pela PUCRS. Mestre em Teoria da Literatura e Doutora em Teoria da Literatura pela PUCRS, pesquisou no Acervo Literário Josué Guimarães e investigou literaturas africanas no CECLIP. Sua tese de doutorado sobre obras do escritor angolano Pepetela foi orientada pela Profa. Dra. Regina Zilberman. Obteve apoio do CNPq para a pesquisa no país e da CAPES para pesquisa na Universidade de Colônia - Alemanha. Licenciada da URCAMP, onde lecionou Literatura Portuguesa, organizou eventos literários na Faculdade de Educação da UFRGS, onde é membro do Grupo de Estudos de Educação Infantil. Autora de artigos publicados em revistas como Letras de Hoje - PUCRS, Gragoatá - UFF e Veredas - AIL.