XXII CONGRESSO DA ABRAPLIP

A ABRAPLIP, conforme decisão da última assembléia, promoverá, entre 13 e 18 de setembro de 2009, na Universidade Federal da Bahia, em Salvador, o XXII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa, com o apoio de um conjunto de universidades baianas: Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Universidade Católica de Salvador (UCSal) e Universidade Jorge Amado (UniJorge).
OXXII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa, a exemplo dos eventos anteriores, reunirá professores, estudantes, pesquisadores, críticos dos diversos estados brasileiros, escritores portugueses e profissionais estrangeiros, com o foco nos nexos sugeridos pelos termos “Memória, Trânsitos, Convergências”, a apontar para diferentes movimentos imbricados.

Consulte o site: www.congressoabraplip.ufba.br

PORTUGUESE NOVELIST ANTONIO LOBO ANTUNES TALKS AT THE BOSTON ATHENAEUM

September 10, 2008 – Dartmouth, MA. The Boston Athenaeum, in coollaboration with the University of Massachusetts Dartmouth Center for Portuguese Studies and Culture, the Consul General of Portugal in Boston, and the Massachusetts Foundation for the Humanities, has announced a Book Talk by the Portuguese novelist António Lobo Antunes on September 25, 2008 at 6 p.m. at the Boston Athenaeum, 10 1/2 Beacon Street on Beacon Hill near the State House (www.bostonathenaeum.org, (617) 227-0270).

Conferência de Encerramento do IX Congresso da AIL

A Profa. Dr. Isabel Pires de Lima tem o texto de sua conferência de encerramento no IX Congresso da AIL, realizado no Funchal, na Ilha da Madeira, divulgado no menu Ensaios. Conheça o instigante trabalho da ex-ministra, que empolgou os participantes do Congresso e encerrou com brilhantismo as propostas de renovação que pautaram a gestão da Profa. Dr. Regina Zilberman e demais membros de sua Diretoria.

Actas do VIII Congresso da AIL

Os editores das Actas do VIII Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas (Santiago de Compostela, 2005) informam às/aos autoras/es a respeito das comunicações integradas nas Actas.

Leia mais aqui

Protocolo de cooperação

A Conselharia de Cultura e Desporto, da Junta da Galiza, e a Associação Internacional de Lusitanistas assinaram protocolo de colaboração cultural com vistas a estabelecer linhas de trabalho conjunto entre as entidades que permitirão a realização de atividades culturais conjuntas. Este trabalho em comum "facilitará a aproximação da cultura galega à dos países lusófonos", assinala o comunicado da Associação.
Os bastidores da assinatura do protocolo podem ser conferidos no site da AGAL.
Veja também as fotos do momento da assinatura e da composição da mesa da reunião.

Programas de Verão na Universidade de Massachusetts/Dartmouth

A Universidade de Massachussets (Campus de Dartmouth) está oferecendo ao todo o público interessado uma série de cursos de verão em diversas áreas de cultura de língua portuguesa.
O programa completo pode ser visualizado aqui.
Maiores informaçãos podem ser adquiridas junto ao Centro de Estudos e de Cultura Portuguesa, da Universidade, ou pelo endereço eletrônico j1fernandes@umassd.edu.

Mestrado em Estudos Românicos

A Universidade de Lisboa, por meio de seu Departamento de Literaturas Românicas, participa a abertura de edital para seu Programa de Mestrado em Estudos Românicos 2008/2009. Serão privilegiados projetos de várias áreas de especialização, tais como: cultura portuguesa; literatura portuguesa; estudos brasileiros e africanos; estudos franceses etc.
Maiores informações podem ser obtidas no site da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa ou no e-mail flul.informacoes@mail.fl.ul.pt

Veja aqui o anuncio oficial (PDF - 397KB)

I ENCONTRO INTERNACIONAL DE LINGÜÍSTICA DE ASSIS

Estão abertas as inscrições para o I EILA (Encontro Internacional de Lingüística de Assis) e VI SiPo (Ciclo de palestras: O Signo Poético), a realizar-se no período de 20 a 24 de outubro de 2008. O Evento é promovido pelo Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Portuguesa da FCL Assis e comemora o cinqüentenário da FCL.Há vagas para a inscrição de coordenadores de Simpósios, que poderão se manifestar no link inscrição.
Maiores informações site do Encontro.

IX CONGRESSO - AVISO AOS SÓCIOS DA AIL

A Comissão Organizadora do IX Congresso da AIL, atendendo à solicitação dos sócios, prorrogou o prazo das inscrições. Veja abaixo as novas instruções (os dados bancários continuam os mesmos, indicados no link do Congresso):

MODALIDADES DE INSCRIÇÃO

Não se esqueça de enviar, por correio normal, por fax ou por correio eletrônico, os recibos dos seus pagamentos de inscrição. Só assim poderá receber confirmação dos mesmos.

I - Até 15 de Abril de 2008:
Sócios com comunicação - 60 euros;
Sócios sem comunicação - 70 euros;
Não sócios com comunicação - 150 euros;
Não sócios sem comunicação - 160 euros;

II - Depois de 15 de Abril de 2008:
Sócios com comunicação - 100 euros;
Sócios sem comunicação - 110 euros;
Não sócios com comunicação - 190 euros;
Não sócios sem comunicação - 200 euros;

III - Até 20 de Junho:
Sócios com comunicação - 140 euros;
Sócios sem comunicação - 150 euros;

Notas:
a- 1º prazo: 1 de Setembro de 2007 a 15 de Abril de 2008.
b- 2º prazo: 16 de Abril de 2008 a 31 de Maio de 2008.
c- Os estudantes pagam 25%.
d- As inscrições e os respectivos pagamentos são individuais, mesmo na apresentação conjunta.

 

Falecimento

A AIL registra com muito pesar o falecimento do Prof. Haquira Osakabe dia 13 de junho de 2008. O distinguido lingüista foi um dedicado estudioso da literatura portuguesa, tendo deixado importantes estudos, entre os quais Fernando Pessoa, Resposta à Decadência (2002).

Leia mais

Revista O Escritor

Já em sua edição de número 118, a Revista O Escritor publica a crítica de Francisco Carvalho, premiado ensaísta e poeta, acerca da obra de José Inácio Vieira de Melo, "poeta telúrico, menestrel do país dos nordestinos".

Leia mais

Lançamento de romance

A Editora Bertrand Brasil e a Livraria Civilização Brasileira convidam para o lançamento do novo romance do escritor Ruy Espinheira Filho, De paixões e de vampiros: uma história do tempo da era.
A premiere acontecerá no dia 5 de junho, às 18h, na loja da Livraria Civilização Brasileira do Shopping Barra, em Salvador, Bahia.
Outras informações podem ser conseguida pelo telefone (71) 9267 8990.
Confira aqui o cartaz da publicação.

Congresso Internacional

Ocorrerá, no período de 10 a 14 de setembro do presente ano, o Congresso Internacional Do Brasil a Macau: Narrativas de Viagens e Espaços de Diáspora.
O evento terá lugar na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e terá a organização do Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL) em colaboração com Nottingham Institute for English Research (NIfER), Centre for Travel Writing Studies (CTWS), Studies in Travel Writing, International Society for Travel Writing (ISTW), e com o apoio do Departamento de Estudos Anglísticos (DEA)
Outras informações podem ser adquiridas por meio do sítio do evento.

BRASIL/BRAZIL (Chamada para publicações - Call for papers)

A revista Brasil/Brazil, classificada no QUALIS/CAPES como Internacional A, e publicada semestralmente pela Brown University e pela Associação Cultural Acervo Literário de Erico Verissimo, divulga no Brasil e no estrangeiro ensaios inéditos sobre Literatura Brasileira e Literatura Comparada enfocando a Literatura Brasileira, bem como resenhas, entrevistas com escritores, traduções para o inglês e poesia e prosa de autores brasileiros. Está solicitando contribuições para os números 37/2008 e 38/2008, até o dia 30 de junho de 2008. As submissões serão apreciadas por seu conselho editorial e finalmente selecionadas sob inteira responsabilidade dos editores.

Contatos para o Brasil:
Associação Cultural Acervo Literário de Erico Verissimo
Endereço para correspondência: Rua Ten. Cel. Fabrício Pilar, 205/301
90450-040 Porto Alegre, RS, Brasil
Tel./Fax: (51) 33286243
E-mails: regina.zilberman@gmail.com; mgbordini@portoweb.com.br

Leia aqui as normas para publicação

 

Lançamento de peças luso-americanas

Duas peças Luso-Americanas, esse é o título da mais nova publicação do Centro de Estudos Portugueses da Universidade de Massachusetts (Campus de Dartmouth), A obra é composta de uma adaptação de Through a Portagee Gate, narrativa escrita por Charles Reis Felix e adaptada para o teatro por Patricia A. Thomas; e de Amarelo, do escritor Paulo A. Pereira. Ambas as adaptações tratam a respeito das experiências de imigrantes lusos nos Estados Unidos.
Outras informações podem ser obtidas junto ao Centro de Estudos Portugueses.
O livro também pode ser obtido pelo site Amazon.com.

I Seminário Machado de Assis

A UERJ, a UFF e a UFRJ estão organizando conjuntamente o I Seminário Machado de Assis: novas perspectivas sobre a obra, no centenário de nascimento do autor.
O evento se realizará no Instituto de Letras da UERJ, de 8 a 11 de agosto de 2008.
Sua organização seguirá os moldes dos congressos da Abralic, ou seja, professores/pesquisadores doutores propõem simpósios, aos quais se associam estudantes de pós-graduação e professores de diferentes partes do Brasil e do mundo. A partir de 30 de abril, estará on-line o sítio do evento: www.seminariomachadodeassis.com.br.
As propostas de simpósios devem ser enviadas no período de 5 a 15 de maio, para: seminariomachadodeassis@gmail.com
. Dúvidas podem ser igualmente tiradas por meio deste endereço eletrônico.

Clarice Fotobiografia

Esta fotobiografia é um projeto antigo que vem sendo desenvolvido pela autora ao longo de vários anos, desde que começou a recolher o material para sua tese de livre-docência, posteriormente publicado no livro Clarice, Uma Vida que se Conta. Nádia Gotlib reuniu imagens de Clarice pesquisando em arquivos diversos, conheceu os lugares onde Clarice morou – Ucrânia, Itália, Suíça, Inglaterra, Estados Unidos, Maceió, Recife, Rio de Janeiro – consultando diversos arquivos em bibliotecas, hemerotecas e museus, pesquisando também os documentos de época que possibilitaram a necessária contextualização. As fotos estão distribuídas em seqüência cronológica e em função dos espaços habitados ou percorridos pela escritora, acompanhadas de dados concisos que compõem as legendas, complementados pelos comentários da última seção do volume.
Informações podem ser conseguidas pelo telefone (11) 3091-4149; no e-mail divulga@edu.usp.br; ou em www.edusp.com.br.

Seminário de Literatura Brasileira em homenagem a Machado de Assis

O II Seminário de Literatura Brasileira MACHADO DE ASSIS E AS SUAS MÚLTIPLAS VOZES: ECOS E RESSONÂNCIAS - pretende reunir professores, críticos de literatura brasileira e alunos da graduação e da pós-graduação em Letras, com o objetivo de discutir vida e obra desse escritor ou obras de outros autores que tenham alguma relação direta com a literatura machadiana, pela via do cinema, de outras literaturas, da música e de outras artes.
Realização: Grupo de Pesquisa em Estudos Literários – G.E.L.
Coordenador: Prof. Dr. Osmar Pereira Oliva
.
Maiores informações podem ser obtidas junto à Unimontes.

Falecimento

Faleceu em São Paulo, no dia 22 de março, a respeitada e muito querida sócia da AIL, Maria Aparecida de Campos Breando Santilli, professora, pesquisadora e cidadã.
Enquanto docente e pesquisadora da USP, dedicou-se a um amplo e diversificado campo de interesses, localizando autores e obras das literaturas de língua portuguesa. Foi membro da direção da CEDAL (Centro de Documentação para a América Latina, da USP), e também abriu uma nova área de estudos na Universidade ao criar, na USP, a disciplina de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa.
Seu pioneirismo em relação aos estudos africanos e em relação à ficção contemporânea portuguesa é reconhecido tanto em Portugal quanto no Brasil e África. A par disso, Cida Santilli mesclava sua carreira de professora e pesquisadora à de cidadã pela inserção ativa na vida político-social, desenvolvendo processos educacionais que receberam prêmios internacionais (UNESCO).
A comunidade dos lusitanistas encontra-se de luto com o desaparecimento de Cida Santilli, responsável pela formação de grande parte dos docentes e pesquisadores de literaturas de expressão portuguesa do Brasil.

Leia mais

Obra completa de Erico Verissimo em Portugal

A editora portuguesa Ambar acaba de lançar os volumes II e III de O Arquipélago, completando a edição em sete volumes publicada ao longo de 2007 de O TEMPO E O VENTO, obra máxima de Erico Verissimo. A obra, agora completa, em versão definitiva, fixada pelo Acervo Literário de Erico Verissimo, pode ser adquirida junto à Sodilivros.

Fernando Pessoa e A Educação do Stoico

Acaba de sair em Portugal o nono volume – A educação do stoico – da edição crítica da obra de Fernando Pessoa, publicada em Lisboa pela Imprensa Nacional e a Casa da Moeda. Constam da obra poemas dos mais conhecidos heterônimos do escritor, como Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Alberto Caeiro, bem como os Poemas Ingleses e A educação do stoico, além de outros. Esta edição crítica tem a assinatura do editor Jerónimo Pizarro.

A Universidade de Massachusetts/Dartmouth publica Distant Music, de Julian Silva

Julian Silva é um luso-americano de quarta geração, cujos primeiros ancestrais açorianos se estabeleceram na área da baía de San Francisco nos anos 1870. Nasceu em 1927, em San Lorenzo, local que serviu, com a devida licença poética, como modelo para a San Oriel de sua ficção. Distant Music, que reúne duas novelas: The Gunnysack Castle e The Death of Mae Ramos, é o sexto volume da série Os portugueses nas Américas, publicada pelo Centro de Estudos Portugueses da Universidade de Massachusetts (campus de Dartmouth). A série tem o objetivo de contribuir para o crescente campo de estudos luso-americanos por meio da documentação da variedade e complexidade das experiências desses grupos através da publicação de trabalhos em Ciências Sociais, História e Literatura.
Para mais informações, visite a página do Centro de Estudos Portugueses da Universidade de Massachusetts
Todos os livros da série estão disponíveis para compra pelo site Amazon.com. Os livros também podem se adquiridos na livraria da Universidade de Massachusetts (Campus de Dartmouth), pelo telefone 508-999-8185 e na livraria Baker Books, em Dartmouth, Massachusetts, pelo número 1-800-339-6705.

Revista Sarará

Sarará é uma palavra de origem tupi – sara´ra – , que, de acordo com o dicionário Houaiss, designa um inseto noturno arruivado, uma variedade de mariposa de cor fulva. Por extensão, a palavra, amplamente utilizada em algumas regiões brasileiras, passou a indicar também aqueles indivíduos mestiços de cabelo crespo e ruivo. Em suma, é uma palavra que remete ao inusitado, uma vez que um mulato de cabelos naturalmente alourados não é algo corriqueiro.
Partindo das idéias de mistura, inesperado e diálogo, surge a Sarará – Revista Eletrônica de Literaturas de Língua Portuguesa, que pretende ser um ponto de encontro para escritores, críticos, estudiosos e amantes das literaturas de língua portuguesa.
A revista está disponível em Revista Sarará.com e a capa da primeira edição pode ser vista aqui.

IV Colóquio do PPRLB

No âmbito das comemorações da Chegada da Família Real Portuguesa ao Rio de Janeiro, em 1808, o Pólo de Pesquisa sobre Relações Luso-Brasileiras (PPRLB) organiza o Colóquio Internacional “Relações Luso-Brasileiras: D. João VI e o Oitocentismo”. O evento acolherá a participação de pesquisadores que abordarão, principalmente, os aspectos históricos, literários, artísticos, culturais e político-sociais da vinda da corte portuguesa para o Brasil e seus desdobramentos ao longo do século XIX.
Datas: 17, 18 e 19 de setembro de 2008
Locais: Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro (R. Luís de Camões, 30) e Liceu Literário Português (Largo da Carioca)
Inscrições: no site www.realgabinete.com.br. Informações podem ser obtidas pelo e-mail gabinete@realgabinete.com.br ou pelos telefones (21) 2221.3138 e 2221.2960.
Data-limite para inscrição de trabalhos: 31 de março de 2008

Veja a chamada oficial do evento.

Cartas através do tempo: o lugar do outro na correspondência brasileira

Ucy Soto lança Cartas através do tempo: o lugar do outro na correspondência brasileira. A obra debate a mudança/variação das formas de tratamento no português do Brasil entre os séculos XVI e XX. Recorre a diversos documentos históricos para destacar as formas de tratamento usadas enquanto estratégias discursivas para a representação do outro no ato enunciativo. Além disso, investiga, no português brasileiro, o deslizamento do sentido de poder marcado pela forma Vosmecê para o de solidariedade na generalização do uso de você e mostra que as interações sociais determinam o emprego das formas, ao mesmo tempo que provocam mudanças no interior do sistema lingüístico. Veja a capa e leia mais.

CANCIONEIROS MEDIEVAIS GALEGO-PORTUGUESES: fontes, edições e estrutura

Sob a autoria de Gladis Massini Cagliari, o livro Cancioneiros Medievais Galego-Portugueses: fontes, edições e estrutura apresenta uma coletânea de treze cantigas medievais profanas galego-portuguesas, em edições fac-similadas, diplomáticas, semidiplomáticas e críticas, com o objetivo de fomentar nos novos aprendizes o gosto pela edição e pelo estudo de textos antigos. A obra traz algumas das diversas edições que uma mesma cantiga recebeu, ao longo do tempo, cotejando-as com a reprodução fotográfica dos manuscritos originais.
Detalhes podem ser obtidos junto à Editora Martins Fontes.

Literatura, intelectuais e a crise da cultura

Lançado no dia 10 de dezembro de 2007, Literatura, intelectuais e a crise da cultura foi organizado por Lucia Helena e editado pela Contra Capa. Os artigos desse livro, o terceiro de uma série em que se examinam influências e práticas de linguagem da literatura, partem das ligações entre a atividade literária, as funções do intelectual e o panorama da atual crise social, que decorre das formas contemporâneas de reprodução do capitalismo e dos efeitos da globalização. Trata-se, assim, de examinar, de um lado, o papel social da literatura ou seja, a sua relevância para além do prazer de sua fruição, e, de outro, os modos em que caminham os intelectuais e as formações sociais
Maiores informações podem ser encontradas no sítio da Editora Contra Capa, ou na página da Livraria Argumento.
Veja também o o gráfico do lançamento aqui.


Literatura, História e Política em Portugal

A Editora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (EDUERJ) acaba de lançar acurada edição de:
Literatura, História e Política em Portugal (1820-1856), de Almeida Garrett, Alexandre Herculano e A.P. Lopes de Mendonça.

Contatos para aquisição podem ser feitos diretamente com a editora universitária, pelo sítio www.eduerj.uerj.br

Diálogos sobre Poesia Portuguesa - 2º Encontro de Pesquisadores

Os Diálogos sobre Poesia Portuguesa, em sua primeira reedição, têm por objetivo, não somente a troca de informações entre estudiosos de diversas instituições acadêmicas, mas sobretudo a ampla divulgação das pesquisas em curso e, por extensão, da própria Poesia Portuguesa.
Assim, convidamos colegas, orientandos, estudantes e demais interessados a participarem deste 2º Encontro.
Os organizadores são: Gilda Santos, Luís Maffei, Maurício Matos e Sebastião Edson Macedo.
As inscrições, com direito a certificado de freqüência, estão abertas na Secretaria do Real Gabinete Português de Leitura.

Revista Luso-Brasileira de Estudos Oitocentistas

Acabou de ser lançada a revista eletrônica Oitocentos (Revista Luso-Brasileira de Estudos Oitocentistas), dirigida pelos professores Sérgio Nazar David (Univ. Estadual do Rio de Janeiro), Américo Lindeza Diogo (Univ. do Minho), Paulo Motta Oliveira (Univ. de S. Paulo) e Sérgio Guimarães de Sousa (Univ. do Minho). O primeiro número pode ser acessado no endereço: http://sexta-feira.dyndns.org/oitocentos/

Leia Mais


Mestrado em Portugal

A Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra está abrindo seu mestrado em Português como Língua Estrageira e Língua Segunda (PLELS), para o período de 2007-2009, sob a coordenação da Profa. Dr. Cristina Martins. 

Contatos pelo e-mail: cristina.sp.martins@gmail.com

Leia Mais

Revista Via Atlântica - Chamada para Publicação

A revista Via Atlântica, de publicação semestral, apresenta-se como veículo de divulgação da produção científica de pesquisadores nacionais e estrangeiros ligados à área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. Seu principal intento é o de levar, aos estudiosos do Brasil e do exterior, resultados de investigações desenvolvidas por especialistas na área de estudos culturais ligados a comunidades de língua portuguesa, privilegiando, assim, temas que se referem às culturas africanas, brasileira e portuguesa. Conheça as normas para a publicação.

Leia Mais

 

Uma história na História: Representações da Autoria Feminina na História da Literatura Portuguesa do Século XX

O livro de autoria de Chatarina Edfeldt (Departamento de espanhol, portuguê e Estudos Latino-Americanos- Universidade de Estocolmo, e-mail:chatarina@isp.su.se) poderá ser solicitada por escrito à Presidente de Câmara do Montijo - Site: www.mun-montijo.pt.

Resumo: O objectivo principal deste estudo é analisar e problematizar o discurso historiográfico literário português, produzido durante o século XX, com a finalidade de descobrir e revelar as pistas que estão por detrás da problemática que contribuiu para que as escritoras fossem marginalizadas no seu discurso. Através dum corpus constituído pelas obras de maior impacto que se ocupam da construção da narrativa histórica deste período, é elaborada uma análise desconstrucionista, analisando os elementos da organização e da construção da mesma, juntamente com as imagens qualitativamente produzidas sobre a autoria feminina.
Com o objectivo de questionar o discurso histórico-literário dominante e reinterpretar a marginalização da literatura escrita por mulheres, no mesmo, utiliza-se um enquadramento teórico interdisciplinar, composto por Estudos de Género e Teorias do Discurso. A combinação destas perspectivas científico-teóricas facilita uma análise virada para a descoberta dos factores do poder e da ideologia contidos na construção duma história literária tradicional. Além disso, este enquadramento teórico dá-nos a possibilidade de compreender a contingência e a historicidade do conhecimento estabelecidos num discurso historiográfico.
A parte central deste estudo consiste numa análise qualitativa das representações das mulheres escritoras, bem como numa análise discursiva da construção da historiografia literária. As conclusões podem ser resumidas de seguinte forma: a literatura escrita por mulheres é conceptualizada como “autoria feminina”, e tratada discursivamente à parte da literatura escrita por homens na organização das obras histórico-literárias. Em relação à literatura das autoras que escreveram em época anterior a 1950, esta não se encontra contextualizada, nem em termos literários, nem em termos sócio-históricos. Igualmente, esta literatura não entra nas grandes linhas de força narrativas (correntes e escolas literárias). Também não se encontra uma expressão da genealogia histórica feminina enquanto tal, de modo que acaba – ao longo do século XX – por ser quase completamente excluída das histórias.
Portanto, em geral, verifica-se neste trabalho, que o género sexual dos(as) autores(as) continua a ser um factor predominante nos processos de categorizar, organizar e valorizar as literaturas consideradas nas histórias da literatura. Além destes dados em relação à marginalização da autoria feminina, o estudo também fornece dados teóricos sobre os vários caminhos através dos quais a hegemonia dominante se opõe às representações de outridade/alteridade num discurso histórico.

 

Revista LABIRINTOS — Revista Eletrônica do Núcleo de Estudos
Portugueses, da UEFS


A Revista Labirintos apresenta-se como um veículo de comunicação entre aqueles que estudam a cultura e a literatura portuguesa no Brasil e no mundo. Informações:
Núcleo de Estudos Portugueses (NEP)
Universidade Estadual de Feira de Santana
Departamento de Letras e Artes, BR 116, Km 03, Campus Universitário
Feira de Santana - Bahia - CEP 44031-460
E-mail: nepuefs@oi.com.br
Pág. Eletrônica: http://www.uefs.br/nep

Revista Labirintos: http://www.uefs.br/nep/labirintos

Aniversário do Instituto de Estudos Ibéricos e Íbero-Americanos da Universidade de Varsóvia

O Instituto de Estudos Ibéricos e Íbero-Americanos da Universidade de Varsóvia celebra 30 anos de existência dedicado aos lusófanos de origem polonesa. O Instituto oferece uma licenciatura e um mestrado de português, com duração de cinco anos e tese escrita em português. O trabalho é feito em parceria com o Instituto Camões, cuja célula está sediada na cidade de Lublin, na Universidade Marie Sklodowska.

 

Centro de Estudos Portugueses Jorge de Sena

O Centro de Estudos Portugueses Jorge de Sena, vinculado à Faculdade de Ciências e Letras da UNESP (campus Araraquara) congrega docentes e pesquisadores da área de literatura Portuguesa que ali desenvolvem projetos de pesquisa e divulgação científica, além de promover atividades artísticas e culturais.

 

Brésil: Littérature et Culture

O livro virtual Brésil: Littérature et Culture, organizado pela professora Eliana Bueno-Ribeiro, está disponibilizado na Internet através da página da Embaixada do Brasil na França. O trabalho conta com a colaboração de autores brasileiros e franceses. São eles: Angélica Soares, Helena Parente Cunha, Luiza Lobo (Universidade Federal do Rio de janeiro), Maria Alice Aguiar (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Pedro Lyra (Universidade estadual do Norte Fluminense), Roberto Acízelo Quelha de Souza (Universidade Federal Fluminense).

 

Narrativas de São Paulo

O professor David William Foster, da Universidade do Arizona (EUA), está pesquisando sobre a interpretação da cidade de São Paulo na produção cultural brasileira, com ênfase em cinema, narrativa, teatro e fotografia.

Informações: david.foster@asu.edu



Flor de Concreto - Livro virtual

O livro virtual Flor de Concreto é organizado por Eliana Bueno-Ribeiro e tem como comite de leitura Angélica Soares, Helena Parente Cunha, Luiza Lobo (Universidade Federal do rio de Janeiro), Maria Alice Aguiar (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Pedro Lyra (Universidade Estadual do Norte Fluminense), Roberto Acízelo Quelha de Souza (Universidade Federal Fluminense)